Sobre

A revista CLARINETA pertence à Associação Brasileira de Clarinetistas – ABCL e recebe a chancela dos Programa de Pós-graduação em Música (PPGMUS) e Programa de Pós-Graduação Profissional em Música (PPGPROM) da Universidade Federal da Bahia – UFBA, e da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo ECA-USP. Ela é semestral, eletrônica e de acesso gratuito pelo sítio eletrônico www.revistaclarineta.com.br

Foi criada como produção independente dos clarinetistas Daniel Oliveira, Joel Barbosa, Luís Eugênio Afonso – Montanha e Sérgio Burgani. Contudo, sua criação foi a materialização de um projeto que tem estado presente entre os clarinetistas brasileiros, pelo menos, desde a fundação da ABCL, em 1996. Sua necessidade têm sido discutida desde então. Assim, ela é fruto da classe clarinetística brasileira como um todo.

Seu objetivo principal é contribuir com a divulgação de conhecimentos sobre o instrumento. Espera-se, assim, colaborar com o crescimento da qualidade de suas práticas artísticas, pedagógicas e tradicionais no Brasil, nos países vizinhos e além mar. Dessa maneira, ela priorizará a publicação de textos que tratem de temas relacionados a conhecimentos e práticas do instrumento no país, mas não se limitará apenas a ele. Ela buscará também valorizar a diversidade de ideias e opiniões de seus autores, independentemente das dos editores, corpo editorial ou conselho consultivo.